Palestrantes

Alan Carvalho de Andrade

  Possui graduação em Agronomia e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Molecular Genetics pela Wageningen University and Research Center (Holanda). Foi coordenador do Núcleo de Biotecnologia do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D-Café), é membro do Comitê Gestor e líder do grupo de trabalho em Transcriptoma do "International Coffee Genomics Network". Participa como pesquisador e membro do Comitê Gestor do INCT-Café. Também participou da criação e atua como membro do Comitê Gestor do "International Coffee Genome Sequencing Consortium-ICGSC". Atualmente, é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-CAFÉ). Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em análises genômicas, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica funcional do cafeeiro e mecanismos de tolerância à seca.

Francelino Rodrigues

  Francelino tem trabalhado com Sensoriamento Remoto e Agricultura de Precisão desde 2004, incluindo trabalhos desenvolvidos no seu mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atualmente é Pesquisador Associado em Agricultura de Precisão no Programa de Intensificação Sustentável do CIMMYT, México. Possui experiência em Agricultura de Precisão em sistemas de cultivo contrastantes (café, cana de açúcar, cereais) em diversos países (Brasil, Austrália e México). Sua pesquisa é focada na análise e interpretação de dados temporais e espaciais obtidos através das tecnologias de sensores remotos e proximais, além disso tem interesse no uso destas tecnologias na fenotipagem de alto rendimento de milho e trigo.

Eliseu José Guedes Pereira

  Possui graduação em Agronomia e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Entomologia pela University of Nebraska-Lincoln. Atualmente, é professor associado do Departamento de Entomologia da UFV, onde trabalha no ensino e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação, o que inclui execução de projetos de pesquisa e atividades complementares de extensão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas:  plantas transgênicas resistentes a insetos, proteínas inseticidas de Bacillus thuringiensis (Bt), dinâmica populacional de insetos fitófagos em agroecossistemas, seus métodos de controle e interação inseto-planta.

Francelino Rodrigues

  Francelino tem trabalhado com Sensoriamento Remoto e Agricultura de Precisão desde 2004, incluindo trabalhos desenvolvidos no seu mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atualmente é Pesquisador Associado em Agricultura de Precisão no Programa de Intensificação Sustentável do CIMMYT, México. Possui experiência em Agricultura de Precisão em sistemas de cultivo contrastantes (café, cana de açúcar, cereais) em diversos países (Brasil, Austrália e México). Sua pesquisa é focada na análise e interpretação de dados temporais e espaciais obtidos através das tecnologias de sensores remotos e proximais, além disso tem interesse no uso destas tecnologias na fenotipagem de alto rendimento de milho e trigo.

Gonçalo Apolinário de Souza Filho

     Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp, doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e pós-doutorado em Genética e Biologia Integrativa pela Universidade de Harvard. É professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense e possui experiência na área de genética, com ênfase em genética vegetal e de microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: resistência a estresses ambientais em plantas e bactérias, genômica e proteômica de plantas e bactérias, e interação entre plantas e bactérias promotoras do crescimento vegetal. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF e Coordenador da Unidade de pesquisas em Biologia Integrativa da UENF.

Leonor de Castro Esteves Guerra Guimarães

  Possui licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutora em Biologia com especialidade em fisiologia e bioquímica vegetal pela Universidade de Lisboa. Atualmente é pesquisadora Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, atuando no Centro de Investigações de Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) e no Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF). Tem experiência na área de fitopatologia, com ênfase na bioquímica e fisiologia da resistência das interações cafeeiro à ferrugem (Hemileia vastatrix) e à antracnose dos frutos verdes (Colletotrichum kahawae), ao nível das alterações dos perfis de expressão das proteínas/enzimas (analise proteómica) e metabolitos secundários (metabolómica). A diversidade isoenzimática e molecular dos fungos também tem sido tema de estudo.

Marcos Vinicius Barbosa da Silva

  Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado pelo United States Department of Agriculture (2006-2009) e pela Iowa State University (2015-2016). Especialista em Melhoramento Animal pelo INIA (Espanha, 2001), atualmente, é coordenador-geral do Programa de Melhoramento Genético do Girolando, membro do Conselho do Programa de Melhoramento Genético do Zebu Seleção Leite (PMGZ/ABCZ) da ABCZ e consultor Ad hoc do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nas áreas de Melhoramento Animal e Genômica. É pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e bolsista de produtividade do CNPq. Lidera pesquisas em seleção genômica em raças leiteiras no Brasil e em sequenciamento do genoma de raças zebuínas.  Tem experiência nas áreas de Melhoramento Animal, Genética e Genômica, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores moleculares, produção de leite, bovino de leite, sequenciamento de genomas e seleção genômica, tendo publicado mais de 100 artigos sobre esses temas em renomados periódicos nacionais e internacionais.

Moysés Nascimento

  Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavra. Possui especialização em Seleção Genômica Ampla pela Universidade Zaragoza (Espanha) e pós- doutorado em Análise de dados Genômicos via Métodos Econométricos na North Carolina State University (EUA). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Estatística da UFV. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Métodos Estatísticos Aplicados ao Melhoramento - Plantas e Animais, Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico.

Tiago Antonio de Oliveira Mendes

  Possui graduação em Farmácia, mestrado em Parasitologia e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche no European Molecular Biology Laboratory (Alemanha). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV e membro convidado do European Molecular Biology Laboratory Alumni Association. Coordena o grupo de pesquisa Biologia Sintética e Modelagem de Sistemas Biológicos que desenvolve projetos envolvendo desenho ou alteração racional de rotas metabólicas e de sinalização de diferentes modelos de organismos como bactérias, fungos e protozoários para produção de compostos de interesse biotecnológico em alto rendimento através de técnicas computacionais de biologia de sistemas e experimentais de engenharia genética. Possui experiência em bioinformática com ênfase em biologia de sistemas aplicada a estudo de genomas e proteomas, métodos in silico de reconstruções de metabolomas e interatomas e bioinformática estrutural aplicada à modelagem e desenho de drogas terapêuticas.